O e-mail para Ana Elisa Ribeiro
por Luiza Gadelha e Yasmim

Os alunos da turma do 7º ano, de 2015, trabalharam a obra O E-mail de Caminha, de Ana Elisa Ribeiro, na disciplina de Língua Portuguesa. Uma das atividades propostas pelo professor Canniggia era que cada aluno escrevesse um e-mail direcionado à autora, e-mail este que foi, posteriormente, enviado para a própria. Nos textos enviados, os alunos e alunas puderam colocar as suas impressões sobre a leitura, falaram, em todos os casos, o quanto gostaram de trabalhar com a obra e da proposta de escrita do livro.
A obra O e-mail de Caminha é uma adaptação da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel sobre descobrimento do Brasil, tudo contado a partir de uma linguagem que, além de informal, é totalmente voltada ao mundo virtual.
A autora leu os e-mails e, recentemente, lançou em sua conta do Facebook uma notinha sobre esse trabalho.




Além dessa nota, Ana Elisa mandou uma mensagem para a turma, em agradecimento. Segue baixo:


Olá, turma!
Li as mensagens de vocês sobre meu livro "O e-mail da Caminha". Na verdade, é uma parceria minha com o Caminha, né?, que nem teve tempo de saber. Fiquei muito feliz com os recados e com o fato de terem curtido o meu trabalho como escritora. A gente custa a acreditar! Agradeço muito ao professor de vocês, que teve a ideia de adotar o livro pra mais gente conhecer e se divertir.
Eu sempre achei a carta verdadeira do Caminha um documento muito legal. Incrível e impressionante. Só que pouca gente que eu conheço tinha interesse por ela. Então eu fiquei pensando em traduzi-la, assim, para os dias de hoje. E escrevi esse livro. Então eu fico feliz de várias formas:
- quando as pessoas leem o que eu fiz;
- quando leem e curtem;
- quando dizer que curtiram o Caminha também;
- quando leem e se divertem bastante;
- quando compreendem a minha intenção.
Eu curto muito a internet desde que ela começou no Brasil e gosto bastante de experimentar linguagens novas. Não é à toa que sou escritora, né? O fato de vários leitores gostarem das minhas ideias me deixa mais animada ainda. Muito obrigada!


beijos
Ana Elisa


*Ana Elisa Ribeiro é de Belo Horizonte, formada em Letras pela UFMG e professora do CEFET-MG, Se define como “Leitora, professora, escritora, pesquisadora, mãe do Dudu... não necessariamente nessa ordem”. Tem várias publicações, entre elas: O e-mail de Caminha, de 2014, Fresta por onde olhar, de 2008, Chicletes, lambidinha & outras crônicas, de 2012, e Beijo, boa sorte, de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas