Dia das Crianças na visão dos adolescentes do GRA

Como todos sabem, na última quinta-feira, 12 de outubro, foi comemorado o Dia das crianças. Um dia para parabenizar e presentear aqueles que ainda estão na melhor época de suas vidas, a infância. Para aqueles que já saíram dessa fase, é dia de relembrar os momentos passados e ter aquela sensação de nostalgia. 

No Brasil, como já falamos anteriormente, esse evento é comemorado no dia 12 de outubro todos os anos, mas o mesmo não acontece no mundo. Em outros de língua portuguesa como Angola, Portugal e Moçambique, a celebração acontece no dia 1° de Junho, considerado o Dia Internacional da Criança em homenagem às crianças moçambicanas vítimas de massacre por parte de exércitos nazistas, em 1943. Por isso, nessas nações, não se trata apenas de uma comemoração, mas é uma data de reflexão e estímulo à proteção dos pequenos. 

Na Ásia, o destaque fica para o Japão, que separa duas datas de acordo com o gênero da criança: 3 de março para as meninas, quando são expostas muitas bonecas, e 5 de maio exclusivamente para os meninos, quando há grandes exposições de bonequinhos que parecem samurais. Já na Índia, a comemoração é feita no dia 14 de novembro, dia de nascimento de Jawahrial Nehru, primeiro primeiro-ministro da Índia após a independência do Reino Unido. 

Na Nova Zelândia, que fica na Oceania, o dia da criança é uma data móvel, comemorada no último domingo do mês de outubro. Trata-se de um feriado, no qual as pessoas se reúnem em família, as crianças brincam para valer e pais interagem com seus pequenos. Além disso, é escolhido um animal para ser homenageado na ocasião. 

A nível mundial, o dia 20 de novembro é reconhecido como o Dia da Criança pela ONU, já que, na mesma ocasião, em 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Dia das Crianças e o Halloween


Nos Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no primeiro domingo de junho, e a data pode variar de estado para estado. No entanto, uma das atividades mais realizadas pelas crianças acontece no último dia do mês de outubro: o Halloween, celebração que antecede o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Mortos. Normalmente, crianças e adolescentes costumam fazer diversas brincadeiras e, dentre elas estão: A passagem de porta em porta falando a famosa frase, doces ou travessuras, o uso de abóboras como decoração e a utilização de fantasias de monstros ou criaturas. Além disso, o Halloween é mais conhecido nos Estados Unidos.

Nossas Fotos de Dia das Crianças

Em comemoração ao dia das crianças, nós, do GR Blog e Apresentação, preparamos uma coletânea de fotos antigas, de quando éramos mais novos. Confiram a seguir: 

 


Pedro Hugo
Pedro Valentin

Comentários

Postagens mais visitadas