A descoberta de água salgada em Marte


A água é algo fundamental na vida, seja humana ou animal. Até alguns anos atrás, não sabíamos se existia vida fora da terra, mas a descoberta de água salgada em Marte já é um passo adiante. Quem descobriu foi o cientista Amâncio Friaça, só que algumas pessoas desconfiam dessa descoberta.

A entrevista com cientista

Christiane Pelajo: Os cientistas descobriram água a partir de manchas escuras. Como que eles conseguiram descobrir isso?
Amâncio Friaça: Essas manchas escuras, elas apareciam no verão marciano. Uma sonda especial fez o levantamento de espectro e identificou sal hidratado. Então é sinal de que houve água líquida durante um período aí.
Christiane Pelajo: É a imagem mais próxima ainda da mancha escura? É onde eles puderam ver que tinha água salgada?
Amâncio Friaça: Isso. Ou pelo menos o sal hidratado. Tem mais ou menos uma largura de 5 metros, para você ter uma ideia.
Christiane Pelajo: O sal também é um indicativo de que pode haver vida? Porque a gente sabe que água é um indicativo de que pode haver vida. O sal também?
Amâncio Friaça: O sal faz com que a água fique líquida até temperaturas de -40ºC, -70ºC. Então você pode ter água mesmo em condições muito frias e, nas origens da vida, a água era água salgada. Então por isso pode ter algo análogo em outros planetas.

Comentários

Postagens mais visitadas