Movietec e GRA visitam a TV Ponta Negra

        Caros leitores,
         Fizemos uma visita à TV Ponta Negra, e vamos relatar para vocês o que aprendemos sobre a parte técnica e tecnológica da TV, desde os procedimentos de filmagem e edição, até o produto final. Esperamos que gostem ;)

     Vocês já assistiram a um programa televisivo e perceberam que, às vezes, o repórter parece estar dublando, ou seja, a velocidade de sua voz é mais rápida que o movimento de sua boca? Isso ocorre porque a velocidade do som é mais rápida que a da imagem, por isso é complicado alinhar as duas velocidades.

     No estúdio, os profissionais manuseiam uma câmera fixa, que contém uma tela de computador anexada, e através de um espelho, todo o texto contido na tela é refletido e lido pelo apresentador.

      E vocês sabem o que é uma ilha de edição? Descobrimos que são locais com vários equipamentos, cujas funções são a de editar tanto programas ao vivo,  quanto matérias, direcionadas pelo diretor, o qual escolhe os takes  – cenas –, utilizando o roteiro escrito por outros profissionais. A TV Ponta Negra tem, ao todo, cinco ilhas de edição.

Essas foram uma de nossas primeiras descobertas na visita, que, por sinal, achamos superinteressante.

Relato de Sofia (G.R.A) e Pedro (Movietec)

1 – Experiência
 A nossa experiência na TV Ponta Negra foi muito boa, pois descobrimos e aprendem
os como os canais e as propagandas funcionam.
        Ao chegar lá, esperamos um pouco na recepção, até que um funcionário nos levou aos estúdios 1 e 2, onde nos foi ensinado algumas técnicas de filmagem e produção televisiva. Após isso, conhecemos as ilhas de edição.
Na emissora, conhecemos vários apresentadores famosos, dentre eles o Papinha, apresentador do Patrulha da Cidade, a Juliana Garcia, apresentadora do Tudo de Bom, além da ex-apresentadora do programa 60 minutos, Micarla de Sousa.
Relato de Pedro Yuuki (GR Movietec) e Edson (GR Movietec)

A aula-passeio foi muito divertida, pois aprendemos como funcionava a rede televisiva, como os apresentadores sabiam suas falas e como os cenários dos programas eram preparados. Descobrimos que vários programas podem ser produzidos em um só espaço, havendo, somente, a troca de cenários, como o caso do programa Tudo de Bom e do Patrulha da Cidade.

Relato de André (Movietec) e Mariana (G.R.A)


3 – Escolha de temas
A escolha dos assuntos depende do gênero e do horário do programa. Um dos exemplos é o programa Tudo de Bom, exibido às 10h45 e o programa Mais, às 12h20. Os assuntos destes programas são diferentes, assim como seu público-alvo.   
         As escolhas das músicas, matérias, propagandas do programa Mais, por exemplo, são direcionadas ao público jovem, enquanto as do Tudo de Bom são direcionadas ao público adulto feminino.
Relato de Iana (G.R.A), Isadora (G.RA) e Stephany (Movietec) 



 4 – Patrocínio e circulação de dinheiro 

A propaganda tem total influência sobre o que é exibido diariamente. Quanto mais veiculada, maior seu poder de indução ao consumo. As propagandas procuram mostrar que a pessoa será mais feliz se comprar o produto anunciado, e, para isso, utilizam diversas estratégias, como por exemplo:
- última moda: mostram que o consumidor ficará popular, caso adquira seu produto.
- fatos comprovados: utilizam estatísticas para mostrar a eficácia de seus produtos.
- ambiente familiar: demonstram que, para ter uma família feliz, é necessário adquirir o produto anunciado.
- criação de personagens: usam um personagem fictício, de gosto popular, para representar a marca e atrair o consumidor.
Relato de Samuel (G.R.A) e Beatriz (Movietec)

A circulação de dinheiro na TV funciona assim: empresas pagam as emissoras para promoverem suas marcas no horário comercial dos programas; a emissora, por sua vez, assina um contrato de prestação de serviços de propaganda com as agências de publicidades, as quais são responsáveis por produzir os comerciais de diversas marcas. É o que chamamos de merchandising. Quando o comercial vai ao ar, milhões de pessoas passam a conhecer a marca, tornando-a famosa.
Os valores oscilam de acordo com a abrangência: nacional, estadual ou municipal. Para se ter uma ideia, o custo de uma propaganda, em horário nobre, varia de 1.600 a 1,8 milhões de reais, apenas para ir ao ar por 30 segundos. O orçamento da TV Ponta Negra é de abrangência estadual e municipal.
Relato de Vinícius (G.R.A) e Neto (Movietec)

Acordos de propaganda entre emissora e marca estão diretamente ligados à influência do público-alvo. Como os comerciais passam nos intervalos das programações, é necessário adequar esses conteúdos a legislação de rádio e televisão, como, por exemplo, a censura.
A censura é a adequação dos conteúdos a diferentes horários. É comum os programas televisivos, na abertura, exibirem a classificação etária. Isso significa que crianças com menos de dez anos, por exemplo, não podem assistir a filmes depois das 22 horas, pois muitos deles possuem conteúdos impróprios.
É obrigação das emissoras atenderem a essas exigências da legislação brasileira de rádio e televisão.
Relato de João (G.R.A), Ingrid (G.R.A) e Tales (Movietec)

Confira mais imagens da visita a TV Ponta Negra, clicando AQUI.

Co-autores:
Denyse (estagiária de Comunicação)

Stephanie (estagiária de Língua Portuguesa)

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