O plágio e suas consequências


por Equipe GR Comunicação

O plágio é a cópia de uma pesquisa ou do trabalho de uma pessoa. Quando alguém pega algo que não foi de sua autoria e coloca no seu trabalho, sem pedir permissão da pessoa que escreveu, ou até mesmo, quando copia da internet sem colocar a fonte de onde pegou a pesquisa, é considerado plágio.

"O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.”

Segundo o site significados.com.br, o plágio pode ser de qualquer tipo, "em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.”


Consequências do Plágio 
Plágio é um crime, onde um indivíduo reivindica ter direitos autorais sobre uma obra (texto, desenho, etc.) que é de sua propriedade e foi copiada por outro indivíduo.
O plágio possui punições severas, como por exemplo, o artigo 184 do Código Penal, que prevê a pena de três meses a um ano de detenção ou multa. Se houver alguma intenção de lucrar diretamente ou indiretamente, o acusado pode ter pena de 2 a 4 anos.

"(...) um juiz de direito que deu voz de prisão a um aluno durante uma banca examinadora”

O trecho seguinte, encontrado no site do advogado Henrique Lima, relata uma história curiosa sobre plágio e suas consequências: “O biólogo Rubens Pazza, doutor em genética e evolução pela UFSCar, conta em seu site pessoal (www.darwin.bio.br) que um colega advogado especializado em direitos autorais relatou o caso de um juiz de direito que deu voz de prisão a um aluno durante uma banca examinadora pois o trabalho apresentado “era cópia exata da dissertação de um mestrado em que ele participou como avaliador meses antes”.”

Comentários

Postagens mais visitadas