Acontecimentos decorrentes da espionagem dos Estados Unidos

Na minha opinião, desde antigamente, antes da criação do telefone e da internet, o governo dos Estados Unidos já espionava o "mundo", mas só recentemente que as pessoas estão começando a descobrir isso. O governo norte-americano se vangloria e se acha o "dono do mundo" pregando um discurso de que tudo que faz é para o bem da humanidade.

Tudo começou quando um jornalista americano divulgou uma reportagem denunciando a espionagem norte-americana. Esse jornalista teve como fonte o ex-agente da National Security Agency (NSA), Edward Snowden. Os governos de países ao redor do mundo, como o de Vladimir Putin, presidente da Rússia, quiseram se aproveitar do fato de que Snowden havia dito que ainda tinha muitas coisas para contar e oferecer asilo político.

Ninguém sabe onde Snowden está localizado atualmente.

ACONTECIMENTOS
·         O Brasil está sendo alvo dessas espionagens e algumas medidas estão sendo feitas, quanto a isso: o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, prometeu que em 2015, o Brasil lançará seu próprio satélite; Dilma tinha uma viagem marcada para Washington em outubro deste ano, mas agora não sabe se vai.
·         A Scotland Yard, polícia inglesa, com base na sua lei de antiterrorismo, deteu o companheiro do jornalista norte-americano que noticiou a espionagem norte-americana. O companheiro é carioca e se chama David Miranda. Porém, quando o governo brasileiro descobriu isso, o Itamaraty "cobrou" explicações do governo inglês.
·         Nos Estados Unidos, agentes da NSA foram convocados ao Congresso Nacional para darem explicações sobre a espionagem, e os mesmos confirmaram a espionagem.
·         Uma edição do Jornal Nacional da semana passada noticiou que o Congresso brasileiro pretende criar uma CPI de espionagem norte-americana.

Indico a leitura de um livro chamado Fortaleza Digital, que foi o primeiro livro do autor Dan Brown, que conta a história de que a NSA possui um computador que sabe tudo o que acontece na internet. Para conhecer mais sobre o livro, clique AQUI

João Bellini - 8º ano
GRA

Comentários

Postagens mais visitadas