IECE Notícias


   Tecnologia que gera água potável        
Outdoor instalado nos arredores de Lima, no Peru, transforma ar em água potável (Foto: Utec/Agência Mayo) 


Olá pessoal, hoje nós estamos trazendo para vocês uma reportagem de uma das inovações tecnológicas que transformam a umidade do ar em água potável.
     Na Universidade de Engenharia e Tecnologia (Utec) em Lima, Peru, especialistas criaram uma tecnologia inovadora: um outdoor que transforma a umidade do ar em água potável. O painel se encontra no vilarejo de Bujama, área localizada no sul da capital. "Um outdoor que produz água potável a partir do ar", afirma o cartaz que produziu mais de 9 mil litros de água, o que dá uma média 96 litros por dia.

Capturando a umidade

     Apesar das condições difíceis na região do vilarejo de Bujama, com poucas chuvas, a umidade do ar chega a 98%, segundo a Utec. Porém, segundo a especialista Jessica Ruas, "O painel captura a umidade no ar e a transforma em água. É simples assim", afirma a porta-voz da universidade.
     Dentro do painel existem cinco dispositivos que extraem vapor de água do ar usando um condensador e filtros. A água é armazenada em tanques no topo da estrutura. Depois de filtrada, desce por um cano conectado a uma torneira, acessível a todos.
    Assim, essa incrível inovação ajuda as pessoas que passam sede, por causa da falta de chuva na região.
 
              Pesquisadores querem mostrar que é possível resolver problemas com engenharia e tecnologia (Foto: Utec/Agência Mayo)          

Fonte: G1.com                                                                                                

Iana e Isadora - 7º ano
GRA

Comentários

Postagens mais visitadas