Dica de livro: Marcelo descobre a Alemanha


     Cada cultura é cheia de possibilidades, e as histórias sobre elas podem ser contadas de muitas maneiras. No caso de Marcelo descobre a Alemanha, a autora escolheu assumir a perspectiva de uma família brasileira de classe média que realiza um intercâmbio. Há dois núcleos principais na narrativa: o de um personagem adolescente – Marcelo – e o de uma jovem que viaja como empregada doméstica da família –  Marli.
      A narração é dividida em quatro partes, de acordo com as estações do ano, tão marcantes na Alemanha. O Verão marca a correria da partida do Brasil: despedidas, curiosidades, expectativas. Como cada um enfrentará o desconhecido na Alemanha? Depois, a chegada, os primeiros passeios, o contato com uma língua bastante diferente do português. O Outono traz a aproximação com a população local – não apenas alemães, mas “estrangeiros” do mundo inteiro. Marcelo e Marli descobrem as diferenças de educação, Marcelo conhece a obra de Goethe. O Inverno mostra a vivência do Natal, comemoração tão familiar, mas vivida com dificuldade por quem está fora de casa. Por fim, a Primavera, com os preparativos para a volta e a angústia das separações. Quem sabe daí tenha surgido em Marcelo o desejo de retribuir o convite a um (ou uma) jovem alemão (ã) para vir ao Brasil?
      O ritmo é o de uma estadia de um ano, em que os Coronhas Vasconcelos vão viver em Leipzing, com data marcada para retornar. E, embora os personagens não tenham sentido a solidão de quem faz intercâmbio sem a família, vivem com dificuldades as diferenças culturais.   
      Chama atenção o desenvolvimento da personagem Marli que, inibida no momento da chegada, acaba se integrando à comunidade e permanecendo ali, em função de um casamento. 
         E para quem quiser conhecer o resto desta incrível história, leia o livro!
Autora: Regina Drummond

Stephanie GRA


Comentários

Postagens mais visitadas