Movietec e GRA visitam a TV Ponta Negra
Caros
leitores,
Fizemos uma visita à TV Ponta Negra, e vamos relatar para vocês o que
aprendemos sobre a parte técnica e tecnológica da TV, desde os procedimentos de
filmagem e edição, até o produto final. Esperamos que gostem ;)
Vocês já assistiram a um programa televisivo e perceberam que, às
vezes, o repórter parece estar dublando, ou seja, a velocidade de sua voz é
mais rápida que o movimento de sua boca? Isso ocorre porque a velocidade do som
é mais rápida que a da imagem, por isso é complicado alinhar as duas
velocidades.
No estúdio, os profissionais manuseiam uma câmera fixa, que contém
uma tela de computador anexada, e através de um espelho, todo o texto contido
na tela é refletido e lido pelo apresentador.
E vocês sabem o que é uma ilha de edição? Descobrimos que são
locais com vários equipamentos, cujas funções são a de editar tanto programas
ao vivo, quanto matérias, direcionadas pelo diretor, o qual escolhe
os takes – cenas –, utilizando o roteiro escrito por
outros profissionais. A TV Ponta Negra tem, ao todo, cinco ilhas de edição.
Essas foram uma de nossas
primeiras descobertas na visita, que, por sinal, achamos superinteressante.
Relato
de Sofia (G.R.A) e Pedro (Movietec)
A nossa experiência na TV Ponta Negra foi muito boa, pois
descobrimos e aprendem
os como os canais e as propagandas funcionam.
os como os canais e as propagandas funcionam.
Ao chegar lá, esperamos um pouco na recepção, até que um
funcionário nos levou aos estúdios 1 e 2, onde nos foi ensinado algumas
técnicas de filmagem e produção televisiva. Após isso, conhecemos as ilhas de
edição.
Na emissora, conhecemos vários apresentadores famosos, dentre eles
o Papinha, apresentador do Patrulha da Cidade, a Juliana Garcia, apresentadora
do Tudo de Bom, além da ex-apresentadora do programa 60 minutos, Micarla de
Sousa.
Relato de Pedro Yuuki (GR Movietec) e Edson (GR Movietec)
Relato de Pedro Yuuki (GR Movietec) e Edson (GR Movietec)
A aula-passeio foi muito divertida, pois aprendemos como
funcionava a rede televisiva, como os apresentadores sabiam suas falas e como
os cenários dos programas eram preparados. Descobrimos que vários programas
podem ser produzidos em um só espaço, havendo, somente, a troca de cenários,
como o caso do programa Tudo de Bom e do Patrulha da Cidade.
Relato
de André (Movietec) e Mariana (G.R.A)
3 – Escolha de temas
A escolha dos assuntos depende
do gênero e do horário do programa. Um dos exemplos é o programa Tudo de Bom,
exibido às 10h45 e o programa Mais, às 12h20. Os assuntos destes programas são
diferentes, assim como seu público-alvo.
As escolhas das músicas, matérias, propagandas do
programa Mais, por exemplo, são direcionadas ao público jovem, enquanto as do
Tudo de Bom são direcionadas ao público adulto feminino.
Relato
de Iana (G.R.A), Isadora (G.RA) e Stephany (Movietec)
4 – Patrocínio e circulação de dinheiro
A propaganda tem total influência sobre o que é exibido
diariamente. Quanto mais veiculada, maior seu poder de indução ao consumo. As
propagandas procuram mostrar que a pessoa será mais feliz se comprar o produto
anunciado, e, para isso, utilizam diversas estratégias, como por exemplo:
-
última moda: mostram que o consumidor ficará popular, caso adquira seu produto.
- fatos
comprovados: utilizam estatísticas para mostrar a eficácia de seus produtos.
-
ambiente familiar: demonstram que, para ter uma família feliz, é necessário
adquirir o produto anunciado.
-
criação de personagens: usam um personagem fictício, de gosto popular, para
representar a marca e atrair o consumidor.
Relato
de Samuel (G.R.A) e Beatriz (Movietec)
A circulação de dinheiro na TV
funciona assim: empresas pagam as emissoras para promoverem suas marcas no
horário comercial dos programas; a emissora, por sua vez, assina um contrato de
prestação de serviços de propaganda com as agências de publicidades, as quais
são responsáveis por produzir os comerciais de diversas marcas. É o que chamamos
de merchandising. Quando o
comercial vai ao ar, milhões de pessoas passam a conhecer a marca, tornando-a
famosa.
Os valores oscilam de acordo
com a abrangência: nacional, estadual ou municipal. Para se ter uma ideia, o
custo de uma propaganda, em horário nobre, varia de 1.600 a 1,8 milhões de
reais, apenas para ir ao ar por 30 segundos. O orçamento da TV Ponta Negra é de
abrangência estadual e municipal.
Relato
de Vinícius (G.R.A) e Neto (Movietec)
Acordos de propaganda entre
emissora e marca estão diretamente ligados à influência do público-alvo. Como
os comerciais passam nos intervalos das programações, é necessário adequar
esses conteúdos a legislação de rádio e televisão, como, por exemplo, a censura.
A censura é a adequação dos
conteúdos a diferentes horários. É comum os programas televisivos, na abertura,
exibirem a classificação etária. Isso significa que crianças com menos de dez
anos, por exemplo, não podem assistir a filmes depois das 22 horas, pois muitos
deles possuem conteúdos impróprios.
É obrigação das emissoras
atenderem a essas exigências da legislação brasileira de rádio e televisão.
Relato de João (G.R.A), Ingrid (G.R.A) e Tales (Movietec)
Co-autores:
Denyse
(estagiária de Comunicação)
Stephanie
(estagiária de Língua Portuguesa)
gostei
ResponderExcluirO nome de Pedro Yuki está com dois us no sobrenome.
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